quarta-feira, 18 de maio de 2011

A banana

  O fruto mais consumido no Brasil e no mundo produzido principalmente em países tropicais, como o nosso

  A banana é uma fruta cultivada pela maioria dos países tropicais, sendo uma das frutas mais consumidas no mundo e que tem como seu principal produtor a Índia (23,2 milhões de toneladas), seguido das Filipinas (8,7 milhões de toneladas), China (7,8 milhões de toneladas) e Brasil com 7,1 milhões de toneladas por ano.

  A grande produção dessa fruta gera no mundo muitos empregos e renda para muitas famílias. No caso do Brasil por ser um dos maiores produtores de banana, garante com que muitas pessoas tenham um emprego, entretanto grande parte dos empregos gerados pela colheita da banana é temporária, pois, a maioria dos trabalhadores são contratados na época de maior produção, para o plantio e colheita.

  Dados do IBGE (1990 a 2005) demonstram que no estado da Paraíba a fruticultura paraibana é responsável, em média, pela geração de 51.894mil empregos por isso. A banana no período de 1990 a 2005 gerou em média 31.439mil empregos por ano no estado da Paraíba, mostrando sua grande importância na economia do estado.
No Brasil, a área cultivada com banana em 2008 foi em torno de 513 mil hectares, tendo uma produção media de 13,6 toneladas/Hectare, sendo que aproximadamente 97% do que foi produzido foi para o consumo interno.









http://sistemasdeproducao.cnptia.embrapa.br/FontesHTML/Banana/BananaFormoso/importancia.htm

Nenhum comentário:

Postar um comentário