terça-feira, 17 de maio de 2011

O Acaí

  Uma delícia de fruto apreciado por muitos, principalmente na forma de creme

  O açaí é um pequeno fruto roxo encontrado na região Amazônica em palmeiras chamadas açaizeiros. O fruto foi inicialmente utilizado como alimento principal de populações ribeirinhas, utilizando com peixes, carnes e farinha de mandioca. O fruto tem 89% de sua massa como caroço, porém é totalmente aproveitado tanto na culinária como na produção de cosméticos.

  A produção do fruto para comercialização foi feita até década de 90 somente com o extrativismo, atualmente a produção é feita também com o cultivo dos açaizeiros em áreas de várzeas, entretanto 80% da produção são provenientes de extrativismo. O Açaí conquistou novos mercados em outros estados brasileiros com a exportação da polpa congelada, que vem aumentando 30% anualmente. Esses aumentos levaram a escassez do produto e o aumento do cultivo e, consequentemente, o aumento de empregos diretos e indiretos, movimentando a economia em estados como o Pará, que emprega 25 mil pessoas para os processos de produção.

  A produção anual de frutos se mantém por volta de 160 mil toneladas, cerca de 20% é consumido pela população local. O estado do Pará, um grande produtor do fruto, gera aproximadamente 66 milhões de reais na produção anual.

Nenhum comentário:

Postar um comentário