quinta-feira, 19 de maio de 2011

A Logística das Exportações de Frutos no Brasil

  Quando o assunto é exportação, o Brasil é privilegiado em relação a outros grandes exportadores, devido a sua localização geográfica. Tal privilégio pode ser perdido levando em consideração problemas logístico. No Brasil, a distância entre as áreas de produção e beneficiamento e os portos é grande, as estradas estão em condições precárias (o que encarece e dificulta o transporte). No caso de frutas frescas, que são altamente perecíveis, esse fator é essencial. No Brasil, há uma lei de número 8.630 que permite a privatização de mobilização e armazenamento de mercadorias e o arrendamento de áreas nos portos,
ganhando eficiência e reduzindo custos, mas devem continuar melhorando principalmente no setor estatal.


  É de fundamental importância que melhorias de infra-estrutura nos portos sejam realizadas com urgência. Tais obras permitiriam a entrada, nos portos, de navios maiores.


  Uma boa contribuição para alavancar ainda mais as exportações no Brasil, seria aumentar a parceria entre o governo do país e o setor privado.
As melhorias em infra-estrutura, principalmente em estradas e portos, devem ser realizadas com urgência, caso contrário as frutas perderão espaço no competitivo mercado internacional.




Fonte:
http://www.todafruta.com.br/portal/icNoticiaAberta.asp?idNoticia=15957 

Nenhum comentário:

Postar um comentário